Brasil Sub-20 eliminado pelo Peru e Uruguai classifica-se

Atual tricampeão do Sul-Americano sub-20, o Brasil encerrou a sua participação na competição, disputada na Argentina, de forma melancólica. Nesta sexta-feira, no Estádio Bicentenário, em San Juan, o time canarinho caiu diante do Peru, foi derrotado por 2 a 0 e acabou eliminado do torneio, ficando fora também do Mundial da categoria, que será disputado na Turquia, em junho. Os gols da vitória peruana foram marcados por Reyna, em posição duvidosa, e Flores.

O grupo comandado por Emerson Ávila não repetiu o desempenho da equipe de Neymar, Lucas & cia. em 2011, no Peru. Para piorar, essa foi apenas a segunda vez que o time canarinho ficou fora da fase final do torneio. Em 1971, também foi eliminado de forma precoce. Além disso, há 34 anos, a equipe não deixava escapar a vaga no Mundial sub-20. A última vez foi em 1979.

Antes da penúltima rodada do Grupo B, o presidente da CBF, José Maria Marin, já havia definido o sentimento caso a queda fosse concretizada, o que ocorreu nesta sexta-feira. – Pelo trabalho realizado, pelo papel que o Brasil tem no cenário mundial nas categorias de base, pelas conquistas do passado, confesso que seria uma grande decepção para todos nós. Não escondo isso. Vim a San Juan dar todo o apoio e confiança, e espero que esse trabalho de toda a equipe seja correspondido em campo – disse o dirigente, em passagem por San Juan, na Argentina, na última quarta-feira.

Com a derrota, o Brasil acabou a primeira fase do torneio na penúltima colocação do Grupo B, com apenas quatro pontos. Uruguai, Equador e Peru avançaram para o hexagonal final. Na outra chave, os classificados foram Chile, Paraguai e Colômbia. Vale lembrar que última fase do Sul-Americano sub-20 começará a ser disputada no próximo domingo.

Hexagonal Final

  • Dom 20/01/2013 – 18h30 Mundialista Mendoza
    Chile

    CHI

    PAR

    Paraguai
  • Dom 20/01/2013 – 20h45 Mundialista Mendoza
    Peru

    PER

    URU

    Uruguai
  • Dom 20/01/2013 – 23h00 Mundialista Mendoza


Uruguai empata 
e garante vaga 

O Uruguai garantiu a classificação para o hexagonal final do Sul-Americano sub-20 ao empatar por 2 a 2 com a Venezuela, no Estádio Bicentenário, em San Juan, na Argentina. Enquanto a Celeste conquistou a vaga na próxima fase da competição, a “Vinho Tinto” viu o sonho de seguir no torneio ser sepultado de forma antecipada.

Como Brasil e Peru  se enfrentaram  na partida principal, o Uruguai só conheceu a sua posição no Grupo B após o jogo do time canarinho. A Celeste terminou como segunda colocada na chave com 6 pg. O Peru é o primeiro com 7 pg  e o Equador o terceiro com 5 pg.

Os gols do triunfo, que deixaram o Uruguai na primeira posição da chave, com seis pontos, foram marcados por López e Rólan. Añor e Martínez fizeram para a Venezuela. Com o empate, a “Vinho Tinto” permaneceu na última colocação do Grupo B, com apenas quatro pontos.

Em campo, a Venezuela até ficou em vantagem em duas oportunidades, mas deixou a Celeste empatar. No primeiro tempo, aos 20, Martínez abriu o marcador. Porém, cinco minutos depois, Rólan deixou tudo igual para o Uruguai. Na etapa final, mais uma vez a Venezuela ficou à frente no placar. Aos 2, Añor marcou. No entanto, aos 14, López deixou tudo igual novamente.
Fontes: FIFA.com – CBF
Edição: Ramon Paixão – editor chefe do Jornal Escanteio

Deixe uma resposta