Coluna Ramon Paixão 147: Morre Coronel Almeida Amigo Cearense nº 1 e comandante do Rei Pelé

Faleceu na manhã de segunda-feira (25/02/2013),em Fortaleza, quando estava hospitalizado em uma UTI para uma cirurgia cardíaca(implantação de um marcapasso),  o coronel Almeida muito estimado  e valoroso oficial do Exército Brasileiro, irmão dos também coronéis Narciso, João e Crisanto Almeida e pai dos meus amigos Nestor(torcedor do Santos FC) e Luiz Almeida (funcionários do IBGE), Zé Iran, João Guy e André(empresários do ramo de fast-food), Joaquim José e Emílio(contador).Ele era casado com Dona Neicy e seu corpo foi sepultado no Cemitério Parque da Paz na capital cearense.

O coronel Almeida era o  Amigo Cearense Número 1 do maior jogador de futebol do mundo em todos os tempos: O  Rei Pelé. Almeida foi comandante do  6º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado (6º GACosM) na Fortaleza de Itaipu(SP)  e sob suas ordens serviu o recruta Edson Arantes do Nascimento, o “Pelé” craque do Santos Futebol Clube, já famoso e campeão mundial de futebol de 1958 na Suécia, aclamado posteriormente como “Cidadão do Mundo” e “Maior Atleta do Século”. Pelé que em 20 de janeiro de 1959 foi incorporado ao serviço ativo do Exército e incluído ao efetivo variável do 6º GACosM  iniciou assim o período de caserna como soldado 201 Nascimento, e no próprio quartel, representou sua unidade em diversas competições esportivas. 

Nas horas vagas e mesmo depois de dar baixa do Exército, Pelé  que quando tinha um periodo de lazer disponível costumava participar de pescarias com seu amigo Coronel Almeida nas praias do litoral da Baixada Santista.Foi uma amizade que o coronel Almeida conservou até sua partida para a Casa do Pai Eterno. tanto que Pelé sempre que vinha a Fortaleza fazia questão de visitar e dar um abraço em seu amigo e ex-superior de caserna. Após passar para a reserva o Coronel Almeida retornou a capital cearense e abriu na Aldeota uma oficina mecânica especializada no reparo de motores. Em nome da equipe do Jornal Escanteio nossos pêsames à família do coronel Almeida…
Na primeira foto acima achada no fundo do baú: Pescaria na Praia Grande na Fortaleza de Itaipu em Santos(SP) em 1976, quando Pelé havia se despedido da Seleção(1972), do Santos FC(em 1974) e voltou aos gramados em 1975 atuando no New York Cosmos dos EUA até 1977.  O primeiro à direita de chapéu é o professor Joãozinho Pescador, Katusoshi Ono (falecido em 2000, importante empresário do ramo da Pesca em Santos. diretor do Santos Futebol Clube (entre 1965 e 1975) o de bigode lá atrás é o Coronel Almeida e seu filho João Guy. Em um momento de fornir o fígado…..

Fortaleza de Itaipu em  Praia Grande(SP)





Eis mais algumas fotos exclusivas dos arquivos do Jornal Escanteio com o Rei Pelé em uma pescaria ao lado do seu  amigo coronel Almeida:

Pelé pescando na  Fortaleza de Itaipu

Coronel Almeida e seus filhos  pescando nos rochedos de Itaipu
Dona Neicy esposa do coronel Almeida (foto – à esquerda) e o Rei Pelé

Dez milhões de eleitores farão este 
ano recadastramento biométrico

Mais de 300 municípios de 14 estados e do Distrito Federal, incluindo nove capitais, iniciam este ano o recadastramento biométrico de quase 10 milhões de eleitores, que votarão por esse sistema nas eleições de 2014. Além de Brasília, eleitores de oito capitais vão se recadastrar em 2013 pelo sistema biométrico: Boa Vista, Rio Branco, Macapá, Palmas, Teresina, São Luís, João Pessoa e Recife.

A primeira experiência do Brasil com o voto pelo sistema biométrico foi nas eleições municipais de 2008. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), à época, mais de 40,7 mil eleitores dos municípios de Colorado do Oeste, em Rondônia, Fátima do Sul, em Mato Grosso do Sul, e São João Batista, em Santa Catarina, experimentaram a novidade e, desde então, o recadastramento dos eleitores tem sido feito gradativamente.Considerada uma tecnologia mais segura, a biometria tem como objetivo habilitar os eleitores brasileiros para serem identificados por meio de suas impressões digitais nos pleitos oficiais organizados pela Justiça Eleitoral.

Até as eleições do ano passado, mais de 7,7 milhões de eleitores de 299 municípios do país já tinham usado a nova tecnologia. Apenas dois estados – Sergipe e Alagoas – já tiveram 100% do eleitorado recadastrado. De acordo com o TSE, no ano que vem, a medida, deve alcançar mais 18 milhões de eleitores de municípios de 25 estados e do Distrito Federal. Só o estado do Amazonas ainda não aparece na lista do TSE. A novidade torna praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do cidadão, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas. A expectativa da Justiça Eleitoral é que, até 2018, o sistema esteja implantado em 100% dos municípios brasileiros.

Bento XVI vai ser «Papa emérito» e

caedeais serão convocados dia 01/03


Bento XVI vai ser chamado “Papa emérito” após o final do seu pontificado, esta quinta-feira, anunciou hoje o porta-voz do Vaticano, em conferência de imprensa. O padre Federico Lombardi adiantou que após a renúncia de Joseph Ratzinger, este manterá os títulos de “sua santidade Bento XVI”, “Papa emérito” e “Romano Pontífice emérito”. O responsável confirmou que a denominação foi escolhida “de acordo com o Santo Padre”.

Bento XVI vai manter a “batina branca simples” como vestimenta, mas deve deixar de usar a ‘mozeta’ (capa curta que cobre os ombros) e os habituais sapatos vermelhos que o acompanharam desde 2005, quando foi eleito como sucessor de João Paulo II. O padre Lombardi gracejou com esta situação e disse que o Papa alemão está muito satisfeito com os sapatos que lhe foram oferecidos em León, na viagem ao México, em março de 2012.

De acordo com a constituição apostólica ‘Universi Dominici Gregis’ (1996) de João Paulo II, o anel do pescador e o selo de chumbo do pontificado, insígnias oficiais do Papa, vão ser “anulados” pelo cardeal camerlengo. D. Tarcisio Bertone, e os seus colaboradores.

O gesto tem o significado de sublinhar que no período da Sé vacante – tempo entre o fim do pontificado e a eleição do Papa – ninguém pode assumir prerrogativas próprias do bispo de Roma. Feito em ouro, o Anel do Pescador tem uma representação de São Pedro num barco, a pescar, e o nome do Papa em volta da imagem. “O Papa já não utilizará o anel do pescador”, sublinhou o porta-voz do Vaticano, mas vai utilizar outro anel.

Bento XVI apresentou a sua renúncia no último dia 11, com efeitos a partir de quinta-feira, por causa da sua “idade avançada”, abrindo caminho à eleição do seu sucessor. A última renúncia de um Papa tinha acontecido há quase 600 anos, com a abdicação de Gregório XII. A Igreja Católica entra esta quinta-feira, depois das 20h00 de Roma (menos uma em Lisboa), no período de Sé vacante.

O cardeal decano, D. Angelo Sodano, vai enviar na sexta-feira uma “carta de convocação” aos cardeais para as congregações gerais, órgão interino de governo da Igreja. A data de início do próximo Conclave vai ser determinada durante estas reuniões gerais [congregações] de cardeais.O Conclave, palavra com origem no latim ‘cum clavis’ (fechado à chave), pode ser definido como o lugar onde os cardeais se reúnem em clausura para eleição do Papa.
Fonte: Agência Ecclesia.pt






Mauricio de Sousa e filha anunciam 

comemoração de 50 anos da Mônica

Mônica de Sousa hoje | Foto: Divulgação
Mônica de Sousa hoje | Foto: Divulgação

Mauricio de Sousa e sua filha, Mônica, participaram), em São Paulo, de uma entrevista coletiva para anunciar uma série de eventos e produtos comemorativos dos 50 anos da Mônica. A personagem surgiu em 3 de março de 1963, em uma tira do Cebolinha (veja abaixo imagem da tirinha), antes de tornar a figura principal da série de quadrinhos.Publicações especiais, exposições, espetáculos e novos produtos como versões “retrô” de bonecos da Mônica e do seu coelhinho, Sansão, saem em 2013.

Primeira aparição da personagem Mônica, em tira do Cebolinha de 3 de março de 1963 (Foto: Divulgação / Mauricio de Sousa Produções)

“Quando leitores e amigos começaram a pedir mais histórias dela, eu percebi que a Mônica ia sobrepujar o dono da rua. Mesmo assim, teimei muito. Incluí ela para atrair atenção, mas a história continuou a ser do Cebolinha por muitos anos. Só em 1970, na hora de lançar a revistinha, eu aceitei, e passou a ser Turma da Mônica”, lembra Mauricio de Sousa, o pai da personagem.
Pai, no caso, não é força de expressão, já que a menina é inspirada em uma das filhas do desenhista, Mônica de Sousa, que tinha 3 anos quando a personagem surgiu. “As características dela são bem parecidas com as minhas. Eu me vestia e até hoje gosto de vermelho. Tenho o gênio forte, até a Mônica ficou mais boazinha que eu ultimamente”, diverte-se. “Ser mandona, briguenta, baixinha, ter que fazer regime o tempo inteiro para não ficar gordinha… Parece muito”, diz a diretora comercial da Mauricio de Sousa Produções.

Personagem completa 50 anos e ainda faz sucesso | Foto: Divulgação
                         Personagem completa 50 anos e ainda faz sucesso | Foto: Divulgação
Ela conta que serão lançados mais de 200 produtos com o selo Mônica 50 Anos. Entre eles, a réplica da primeira boneca, a Estrelinha Mágica e um coelho Sansão amarelo. “O primeiro foi amarelo. Foi destruído e ganhei o segundo, aos 5 anos, no programa da Hebe: um azul, tenho até hoje”.
As atividades comemorativas incluem uma exposição que estreia no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), em São Paulo, e vai para outros estados, com desenhos antigos e objetos como o coelho azul. Também será distribuído um bolo de 50 metros em uma comunidade e revistas que mostrarão todos os aniversários da personagem: afinal, ela vem fazendo 7 anos há meio século.
Mônica, a personagem, chega aos 50 com marca de gibi mais vendido do Ocidente: foram mais de 600 mil cópias das edições do primeiro beijo e do casamento com Cebolinha na ‘Turma da Mônica Jovem’. “Mais que isso, só quando houver o divórcio”, brinca Maurício. “Mas, antes disso vem outra proposta nossa: lançar a turma adulta”. Outras novidades incluem a criação de personagens baianos (com participação de Ivete Sangalo, Claudia Leitte e outros artistas nas HQs), desenho em 3D para a televisão e um livro de Mauricio em parceria com a escritora Thalita Rebouças.



Presidente  Dilm Rousseff visita Nigéria

Presidenta Dilma Rousseff posa para foto oficial com o Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan(sósia do saudoso comediante brasileiro Antonio Carlos( Mussum ) dos Trapalhões em Abujja – Nigéria. Da maior nação africana vieram as étnias negras yorubá e aiça, que há mais de três séculos, têm importante contribuição, na formação cultural e no  desenvolvimenty econômico  do Brasil(Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

A presidenta Dilma Rousseff voltou a defender neste sábado (23), em Abuja, na Nigéria, a
participação do Brasil e de um representante da África como membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Durante brinde em almoço oferecido pelo presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, Dilma pediu uma ordem internacional mais democrática e justa.

Dilma afirmou que o governo brasileiro vai trabalhar séria e determinadamente para tornar cada vez mais equilibradas e produtivas as relações de comércio com a Nigéria e que vai somar esforços em projetos de infraestrutura, buscando maior participação de empresas brasileiras na Nigéria e construindo formas de financiamento mais adequadas.


Belo Horizonte recebe 7º Encontro de Negócios 

A cidade de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, vai receber, entre 22 e 23 de abril de 2013, o 7º Encontro de Negócios na Língua Portuguesa, sob o lema “Oportunidades e Desafios de um Novo Mundo Novo”, que tem por objetivo global estreitar laços e trocar de experiências entre empresários e representantes de instituições públicas e privadas dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O 7º Encontro de Negócios na Língua Portuguesa é uma realização da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Minas Gerais e se propõe convidar empresários e representantes de entidades públicas e privadas dos países da CPLP a discutir os desafios econômicos e empresariais diante do cenário atual.
No encontro serão explorados temas como competitividade empresarial dos países de língua portuguesa e seus desafios em sustentabilidade, empreendedorismo, inovação e gestão de recursos naturais.Líderes e representantes dos oito países membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) se dedicarão a trocar experiências e apresentar projetos e oportunidades de investimentos.
Serviços:
Mais Informações contactar:
Clivânia Teixeira
secretariace@brasilportugal.org.br
85. 3261-7423
Edição: Luís Paulo Rodrigues
LPR COMUNICAÇÃO
lpr@lprcomunicacao.com.br
secretariace@brasilportugal.org.br 
Fonte: CBPCE em 22.02.13

Registro eletrônico de hóspedes será

 implantado este ano na hotelaria nacional

O registro eletrônico de hóspedes na hotelaria brasileira será obrigatório ainda a partir deste ano, disse hoje (25) o ministro do Turismo, Gastão Vieira, após reunião com representantes do setor hoteleiro fluminense, no Rio de Janeiro. “Ela será obrigatória, porque a ficha eletrônica é um instrumento de modernização, de conforto para o hóspede, de uma base de informações muito mais qualificada. Enfim, você vence uma série de problemas”, declarou.
Problemas tecnológicos estão sendo resolvidos em conjunto com o setor para viabilizar a ação. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ), Alfredo Lopes, o pessoal da área de tecnologia está buscando uma solução para unificar o sistema. A obrigatoriedade da ficha eletrônica está “dando muito trabalho para o pessoal de tecnologia da informação dos hotéis, porque cada um trabalha com um sistema”, disse.
Lopes está convicto, porém, que depois que o procedimento entrar na normalidade, vai ser bom para todos. “Porque nós não podemos continuar como no século passado, preenchendo papéis”. O novo sistema permitirá que os hotéis tenham informações online de seus hóspedes.

Ramon Paixão – jornalista, radialista, cronista esportivo, cronista carnavalesco,editor-chefe do Jornal Escanteio e locutor da Rádio Pitaguary-AM. E-mail:

ramonpaixao@folha.com.br acecceeventos.blogspot.com Telefone para contatos: (085) 8868-0773.

Deixe uma resposta