Timão festeja aniversário goleando Flamengo – Salve o Corinthians! Fatos e personagens marcantes dos 103 anos

Salve o Corinthians! Hoje, domingo, dia 1º de setembro, é mais do que nunca um dia de Corinthians. Há 103 anos, à luz de um lampião, na esquina das ruas José Paulino e Cônego Martins, no bairro de Bom Retiro, o grupo de operários formado por Anselmo Corrêa, Antônio Pereira, Carlos Silva, Joaquim Ambrósio e Raphael Perrone fundaram o Sport Club Corinthians Paulista.

Mais de um século depois, esse clube desperta paixões por todos os lados do mundo, mobiliza um bando de 30 milhões de loucos, loucos pelo Corinthians, sempre altaneiro.

Como diz o hino, “Teu passado é uma bandeira, teu presente é uma lição”. No dia em que o Timão completa 103 anos de sua fundação, matérias juntam fotos e textos contando um pouco da história dessa bandeira.

Ídolos que deixaram marcas, títulos históricos que provocaram festas nas ruas por todo o Brasil e uma torcida que é o bem mais valioso desse clube mais do que centenário e vencedor. Confira a série celebrando os 103 anos do Sport Club Corinthians Paulista, em parceria com a Placar.

O maior patrimônio dos 103 anos do Sport Club Corinthians Paulista: a Fiel Torcida

Raça, técnica, sangue e liderança: ídolos marcantes dos 103 anos do Timão

Inédito, histórico, marcante: os títulos que desataram um nó na garganta do corinthiano


Corinthians comemora com goleada por 4 a 0 sobre o Flamengo

A celebração dos 103 anos do Sport Club Corinthians Paulista foi completa. Fora de campo, a Fiel compareceu em peso e lotou o Pacaembu na tarde deste domingo (01). Dentro, o Timão jogou bem, não deu nenhuma chance ao Flamengo e goleou por 4 a 0, pela 17ª rodada do Brasileirão.

No começo do jogo, não havia uma equipe claramente superior. O jogo era baseado no meio de campo, com muita marcação. Para vencer o bloqueio rubro-negro, o Corinthians teria de abusar da técnica dos seus jogadores. Foi o que aconteceu aos 24 minutos.

Romarinho procurou Douglas para tabelar, que devolveu a bola de calcanhar, surpreendendo a zaga do Flamengo e limpando o espaço para o atacante avançar. O camisa 31 do Timão cruzou rasteiro na pequena área. Alexandre Pato se jogou para empurrar a bola nas redes e fazer 1 a 0. Apesar de uma rápida resposta dos cariocas, com um chute para fora, o Corinthians tomou controle das ações do jogo. E Alexandre Pato voltaria ser protagonista na partida aos 34 minutos.

Após erro de passe de André Santos, Douglas recebeu no meio de campo com espaço para pensar a jogada. Vendo o arranque de Alexandre Pato, o meia jogou a bola em profundidade para o atacante, que ficou frente a frente com Felipe. O camisa 7 driblou o goleiro do Flamengo e quase ficou sem ângulo. Mesmo com um marcador do Flamengo tentando o bloqueio, chutou ao gol. Golaço no Pacaembu, festa nas arquibancadas.

Com o placar favorável, o Corinthians se soltou no jogo, com direito à uma grande troca de passes, a maioria de primeira, envolvendo o rival carioca e empolgando a torcida presente no Pacaembu.

Segundo tempo

Logo com dois minutos da etapa final, Guerrero recebeu pouco antes da área e chutou para fora, criando o primeiro lance de perigo após a volta do intervalo. Com 13 minutos, foi a vez de Ralf arriscar de fora da área, com a bola passando rente à trave esquerda de Felipe.

O Flamengo procurava não se render e chegou a assustar com uma falta cobrada por Chicão. Cássio também teve de trabalhar em um ataque rubro-negro, mas a tarde era corinthiana.Com 29 minutos, após um cruzamento mal cortado pela zaga do Flamengo, Romarinho pegou o rebote e chutou para o fundo do gol, fazendo 3 a 0.

Para terminar a festa, Emerson foi derrubado por João Paulo dentro da área. Pênalti assinalado pelo juiz e convertido por Guerrero, artilheiro do Timão na temporada, dando números finais à maior goleada do Corinthians no Brasileirão 2013.

Gols

Alexandre Pato (2), Romarinho e Guerrero

Cartões amarelos

Felipe, Ralf e Romarinho

Escalação

Cássio; Edenílson, Gil, Felipe e Fabio Santos (Alessandro); Ralf, Ibson e Douglas (Maldonado); Romarinho, Alexandre Pato (Emerson) e Guerrero.

São Jorge:  Padroeiro do  SC Corinthians Paulista



Corinthians jogou pela 15ª vez no dia do aniversário de fundação do clube

O aniversário de 103 anos do Corinthians foi comemorado neste domingo (01) do jeito que o torcedor gosta: com o Timão em campo. O Alvinegro pegou o Flamengo pela 17ª rodada do Brasileirão, no Pacaembu, às 16h. Mas durante a história, foram poucas as vezes em que mais um ano de fundação foi celebrado dessa forma.

O Corinthians disputou 14 jogos no dia 1º de setembro. O retrospecto é bastante favorável. Jogando no dia do aniversário, o Timão soma oito vitórias, quatro empates e duas derrotas, 25 gols marcados e dez sofridos.

Vitória maiúscula na estreia em aniversários
A primeira vez em que o Corinthians jogou no dia 1º de setembro foi no aniversário de 19 anos, em 1929, e com grande estilo. Goleada sobre o Silex por 7 a 0, no Parque São Jorge, pelo Campeonato Paulista.

O palco principal
Historicamente, o Pacaembu é a casa do Timão. E o estádio é o palco que mais recebeu jogos do Corinthians no dia do aniversário do clube: seis partidas – a sétima é neste domingo (01). Até mesmo quando o Alvinegro não era o mandante, como aconteceu contra a Portuguesa (1946) e o Juventus (1984).

Rivais repetidos
Jogar no dia do aniversário já é raro, enfrentar um mesmo adversário duas vezes nessa data é ainda mais. Porém, houve um clube que repetiu a dose: a Portuguesa, que jogou contra o Corinthians no dia 1º de setembro em 1946 e 1974. É o único time com essa marca… até domingo (01), quando o Flamengo volta a enfrentar o Timão no aniversário do Alvinegro, a exemplo de 1999.

Estrangeiros convidados para festa
Já houve um confronto internacional no dia do aniversário do Corinthians. Em 1998, o Timão recebeu o Peñarol (URU) no Pacaembu pela extinta Copa Mercosul. No fim, empate por 1 a 1.

O aniversário mais recente celebrado no campo
A última vez em que o Corinthians jogou no dia 1º de setembro ocorreu em 2004. Pelo Brasileirão daquele ano, o Timão superou o Atlético-MG por 1 a 0, gol de Rosinei, no Pacaembu. Uma coincidência: Tite era o técnico da equipe do Parque São Jorge.

Lista de todos os jogos do Corinthians no dia 1º de setembro, data de fundação do clube

1929 – Corinthians 7 x 0 Silex, Campeonato Paulista – Parque São Jorge
1935 – Corinthians 0 x 0 Vasco, Amistoso Interestadual – Parque São Jorge
1946 – Portuguesa 1 x 2 Corinthians, Campeonato Paulista – Pacaembu
1957 – Corinthians 5 x 1 Botafogo-SP, Torneio de Classificação/Campeonato Paulista – Parque São Jorge
1963 – São Bento 2 x 3 Corinthians, Campeonato Paulista – Coronel Nogueira Padilha, Sorocaba
1968 – Náutico 0 x 1 Corinthians, Torneio Roberto Gomes Pedrosa/Taça de Prata – Ilha do Retiro
1971 – Noroeste 1 x 2 Corinthians, Amistoso Estadual – Alfredo de Castilho, Bauru
1974 – Corinthians 0 x 0 Portuguesa, Campeonato Paulista – Pacaembu
1976 – Ponte Preta 1 x 1 Corinthians, Brasileirão – Moisés Lucarelli, Campinas
1984 – Juventus 0 x 1 Corinthians, Campeonato Paulista – Pacaembu
1991 – Corinthians 0 x 1 Palmeiras, Campeonato Paulista – Morumbi
1998 – Corinthians 1 x 1 Peñarol (URU), Copa Mercosul – Pacaembu
1999 – Corinthians 1 x 2 Flamengo, Brasileirão – Pacaembu
2004 – Corinthians 1 x 0 Atlético-MG, Brasileirão – Pacaembu

Fonte: Agência Corinthians
Fotos: Rodrigo Coca
Edição: Ramon Paixão
editor chefe do Jornal Escanteio

Deixe uma resposta