UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DO KARATÊ

Muitas pessoas pensam que o Karatê é uma luta japonesa, nem sempre estão certas.

Alguns estilos de Karatê foram aperfeiçoados na China e não podem ser considerados como uma luta apenas de origem japonesa e sim uma luta oriental.

A história do Karatê é um pouco confusa e extensa

A história do Karatê é um pouco confusa e extensa, esses vários estilos diferentes causam confusão no público leigo.

O Karatê nasceu no Japão na ilha de Okinawa.

Na história do Karatê, o primeiro estilo criado é chamado de “Te” que significa mão. Essa luta nasce quando os japoneses são proibidos, pleo autoritário governo de Okinawa no século VII, de usarem armas para defesa.

Um dos primeiros mestres a ensinar essa arte foi Shungo Sakugawa, que aprendeu a técnica com um monge chamado Peichin Takahara.

No século XVIII, em ainda em Okinawa, três centros de Karatê foram criados. Um ficava na cidade de Shuri, essa cidade era a residência de nobres e da família real.

Outro centro foi criado no principal porto de Okinawa, que era a cidade de Naha. O terceiro e último centro foi criado na cidade de Tomara. Nesses centros os estilos de Karatê se desenvolveram de maneiras diferentes, resultando em estilos diferentes da luta.

• Shuri-Te
Shungo Sakagawa é considerado um dos primeiros Mestres de Shuri-Te,. Quando Sakagawa tinha 70 anos uma criança de começou a treinar com ele, essa criança se chamava Matsumura. Matsumura tornou-se o melhor aluno de Sakugawa e depois da morte de Sakagawa, Matsumura passou a ensinar Karatê e se tornou um dos melhores no que fazia.

• Tomari-Te
O estilo Tomari-Te teve influências de estilos marciais do Templo Shaolin,. Que são considerados mais duros, mas também teve influências de estilos mais leves como de alguns lugares da China.
Um dos principais Mestres de Tomari-Te foi Kosaku Matsumora, em segredo. Apenas alguns alunos dele conseguiram se formar e se tornarem mestres.

• Naha-Te
O Naha-Te foi o estilo mais influenciado pelos costumes chineses. Um dos maiores mestres desse estilo foi Kanryo Higashionna. Algumas histórias contam que Higashionna estudou com Matsumura, o estilo Shuri-Te, mas por pouco tempo. Kanryo foi morar na China e passou um bom tempo por lá.
Ao regressar para Naha abriu um centro de Karatê e passou a ensinar o que havia aprendido na China.
fonte:Portal Educação

Deixe uma resposta