Brasil vence Bielorrússia e classifica-se

 

Com mais uma vitória nos jogos Olímpicos de Londres, a Seleção Brasileira está classificada para a próxima fase da competição. Neste domingo, ao vencer a Bielorrússia por 3 a 1, o time do técnico Mano Menezes garantiu matematicamente a vaga nas quartas-de-final. Os gols do Brasil nesta partida foram marcados por Alexandre Pato, Neymar e Oscar.Com a vitória, a Seleção Brasileira já está matematicamente classificada para a próxima fase. Antes de começar o mata mata, ainda tem um duelo contra a Nova Zelândia, na quarta-feira, às 14h30 (10h30 de Brasília), no St. James Park, em Newcastle.

A Seleção Brasileira não conseguiu se desvencilhar da persistente e forte defesa da Bielorrússia, mas encontrou suas alternativas para vencer a segunda partida pelo Torneio Olímpico de Futebol Masculino Londres 2012. Dessa vez em Manchester, o time primeiro furou a retranca adversária com bola aérea e um gol de falta para, depois, brilhar para valer no finalzinho
e vencer, de virada, por 3 a 1. A vitória classifica a equipe de Mano Menezes o para as quartas de final, com uma rodada de antecedência, independentemente de seu resultado na terceira rodada, contra a Nova Zelândia, em Newcastle.
Uma surpresa
A partida teve quatro gols brasileiros, mas nenhum contra. É que o autor do gol bielorrusso foi o meia Renan Bressan, catarinense da cidade de Tubarão naturalizado, que abriu o placar aos sete minutos completando uma bela jogada.
Ilya Aleksievich recebeu pela ponta direita e tocou de primeira para trás, ajeitando nos pés de Aleksei Kozlov que cruzou de primeira. Bressan, atleta do BATE Borisov que chegou ao país em 2007, veio por trás e entrou livre na área para a esquerda, cabeceando com categoria, no canto esquerdo de Neto.
A equipe do Leste Europeu já tem uma forte tendência defensiva. Uma vez na frente do placar, eles se posicionaram de modo ainda mais cauteloso, usando uma linha de até cinco defensores na entrada da grande área, protegida por uma outra linha de quatro atletas na zona intermediária.
Haja paciência
Era, então, um teste de paciência para talentosos jogadores como Neymar, Oscar e Marcelo, que poderiam tentar se desvencilhar dos marcadores com dribles e tocando a bola. Ou, no caso do atacante santista, cruzando mesmo. Aos 14 minutos, ele acertou um levantamento preciso da esquerda. Ele mandou na cabeça de Alexandre Pato, que subiu bem para finalizar com força, empatando o jogo.

O desafio a partir dali, então, era encontrar outros meios para virar o jogo. Muito determinada e concentrada, a defesa da Bielorrússia não ia abrir espaços. Nos 30 minutos finais do primeiro tempo, a Seleção retia a bola, mas não conseguia se aproximar do gol nem mesmo para finalizar.
No segundo tempo, com maior movimentação de seu setor ofensivo, aos poucos a Seleção foi encontrando suas brechas. Oscar e Neymar elevaram seu padrão de jogo. Os laterais apoiaram mais o ataque pelos dois lados, dando mais opções de toque.
Aos 54, com uma subida de Marcelo para a esquerda, o segundo gol ficou bem perto. O lateral do Real Madrid cruzou do fundo, Alexandre Pato ganhou pelo alto no segundo pau e cabeceou para trás. Oscar chegou com tudo para bater, mas o zagueiro Sergei Politevich se esticou para desviar com a perna na pequena área. Foi praticamente uma defesa. Aos 58, Oscar arriscou de mais longe: de fora da área, limpando a jogada para soltar uma bomba.O goleiro Aleksandr Gutor espalmou por cima.
O jeito, então, foi balançar a rede na bola parada. Numa falta marcada na entrdada da área pela direita, Neymar surpreendeu o arqueiro e a todos com um belo chute cruzado, com muito efeito, fazendo a bola entrar no ângulo oposto de Gutor. Um lance de muita precisão e muito recursos do atacante.
Com ela rolando e o rival nocauteado, chegou, então, a hora de dar uma boa amostra de seus recursos. Ele puxou a bola pela esquerda, cortou para dentro, deixou dois rivais para trás e deu um sutil toque de calcanhar para Oscar, livre, encher o pé: 3 a 1.
Nem mesmo ficando atrás no placar a Bielorrússia decidiu ir ao ataque. O goleiro Neto mal foi exigido na segunda etapa. A equipe do Leste europeu tenta, então, sua classificação em confronto com o Egito, em Glasgow, na quarta-feira.

FICHA TÉCNICA
BRASIL 3 X 1 BIELORRÚSSIA
Local: Estádio Old Trafford, em Manchester, Inglaterra
Data: 29 de julho de 2012, domingo
Horário: 11 horas (de Brasília)
Árbibtro: Yuichi Nishimura (JAP)
Assistentes: Slim Jedidi (TUN) e Osiris Guzman (DOM)
Cartões amarelos: Kozlov (BLR)
Gols:
BIELORÚSSIA: Bressan, aos 7 do 1 Tempo
BRASIL: Alexandre Pato, aos 14 do 1 Tempo; Neymar, aos 20, e Oscar, aos 47 do 2 Tempo
BRASIL: Neto; Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo (Danilo); Sandro (Ganso), Rômulo e Oscar; Neymar, Hulk e Pato (Lucas)
Técnico: Mano Menezes
BIELORÚSSIA: Gutor; Kuzmenok, Politevich, Kozlov (Gavrilovich) e Polyakov; Dragun, Baga, Bardini Bressan, Aleksievich (Voronkov) e Gordeichuk; Kornilenko (Zubovich)
Técnico: Georgy Kondratyev

Fontes: FIFA.com  – Sports Mail Online
Antonio Bento
Analista de Redes de Computadores , Pos-Graduado em Segurança de Redes de Computadores , Pos-Graduado Tecnologias Para Aplicações Web. Trabalha deste 2008 com Aplicações web em desenvolvimentos nas linguagem (php, Python, Ruby Rais) Conhecimento Avançando em banco sql Nosql.
http://stice.info

Deixe uma resposta