![]() |
![]() |
Um gol do jovem atacante brasileiro Kelvin, revelado pelo Paraná Clube, já no período de descontos, deu esta noite uma vitória dramática ao FC Porto frente ao Benfica por 2 x 1 |
A festa benfiquista só durou seis minutos, já que após um cruzamento de Varela, Maxi Pereira tentou cortar a bola e acabou por assinar um autogolo. Com tudo empatado, o jogo foi-se arrastando, sempre com o FC Porto a ter mais posse de bola, mas a sentir dificuldades para vergar a defesa do Benfica.
á na segunda parte, dois bons remates de Varela ameaçaram concretizar a reviravolta, Cardozo esteve muito perto de dar o título ao Benfica num livre direto que Helton defendeu em grande estilo, mas as grandes emoções estavam guardadas para o final.
.
Jorge Jesus deu um sinal à equipa que o empate era bom ao tirar Gaitán para lançar o trinco Roderick, os benfiquistas recuaram ainda mais no terreno e os Dragões aproveitaram. Aos 85 minutos, foi James a surgir isolado e a atirar ao poste, num verdadeiro aviso do que estava para acontecer.
E aconteceu mesmo ao minuto 92. Lance rápido na esquerda entre Kelvin e Liedson, com o jovem brasileiro a assinar um remate que certamente nunca esquecerá. Nem ele, nem os adeptos do FC Porto.
A figura: Kelvin. Poucas vezes utilizado esta época, o jovem extremo brasileiro terá, no entanto, um papel de destaque se o FC Porto conseguir o tricampeonato. Depois de ter saltado do banco para marcar os dois golos que garantiram a vitória sobre o Braga, na 25.ª jornada, Kelvin voltou a ser aposta de Vítor Pereira e mostrou que é um verdadeiro talismã.
O momento: Não podia ser outro. No segundo minuto de descontos do clássico, o FC Portotirou uma grande jogada da cartola para dar a volta ao campeonato e, quem sabe, encaminhar-se para o terceiro título consecutivo. Grande passe de Liedson – também ele pouco utilizado – para Kelvin, que recebeu de pé direito e rematou de pé esquerdo sem hipóteses para Artur Moraes.
A surpresa: Está confirmado o ano do Castor. O Paços de Ferreira garantiu o terceiro lugar do campeonato e, assim, vai marcar presença pela primeira vez na UEFA Champions League. OsCastores levaram a melhor nesta corrida ao Sporting de Braga, que tem um orçamento bem superior e este sábado perdeu em casa com o Nacional, e vão estar no “play-off” da Liga dos Campeões 2013/14.
O número: 7. O Sporting até venceu o Olhanense, mas não vai guardar boas memórias desta jornada. Com os triunfos do Estoril e o Rio Ave, os Leões ficaram a saber que, na próxima época, não vão disputar as competições europeias, o que acontece pela primeira vez desde 1975/76. Para já, a equipa de Jesualdo Ferreira está no sétimo lugar da classificação e o melhor que pode ambicionar é a sexta posição, que é o pior registo de sempre do clube no principal campeonato português.
O que aí vem: Todas as decisões ficam para a 30.ª e última jornada. O FC Porto joga em casa de um Paços de Ferreira que já garantiu o terceiro lugar e o Benfica recebe o Moreirense, que luta pela permanência. Os Dragões só precisam do triunfo para chegar ao “tri”, enquanto o Benficatem de ganhar e esperar por uma escorregadela dos azuis e brancos na Capital do Móvel.
Confira todos os resultados da 25ª rodada e a classificação atualizada:
Marítimo 1 x 1 Paços de Ferreira
Sporting 3 x 2 Moreirense
Estoril 4 x 0 Nacional
Gil Vicente 2 x 1 Académica
Rio Ave 2 x 1 Vitória de Setúbal
Vitória de Guimarães 2 x 1 Beira-Mar
Olhanense 0 x 2 Benfica
Porto 3 x 1 Braga
Classificação
1. Benfica – 67 pontos
2. Porto – 63
3. Paços Ferreira – 46
4. Braga – 43
5. Estoril – 35
6. Marítimo – 34
7. Rio Ave – 33
8. Vitória de Guimarães – 33
9. Sporting – 33
10. Nacional da Madeira – 31
11. Vitória de Setúbal – 23
12. Gil Vicente – 22
13. Académica – 21
14. Olhanense – 21
15. Moreirense – 21
16. Beira-Mar – 17