Pontificado do Papa Francisco será iniciado no Dia de São José

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, foi hoje eleito como novo Papa da Igreja Católica, o primeiro do continente americano, e escolheu o nome de Francisco I. “Sabeis que o dever do Conclave era dar um bispo a Roma: parece que os meus irmãos cardeais foram buscá-lo quase ao fim do mundo”, disse, na primeira aparição perante milhares de pessoas que lotaram a Praça de São Pedro, no Vaticano.
O novo Papa vai presidir nesta quinta-feira a missa que encerra o Conclave, às 17h00 de Roma (13h00 de Brasília), e a celebração de início de pontificado vai decorrer no dia 19/03, feriado religioso no Brasil, que é dedicado a São José, padroeiro do Estado do Ceará.

O novo Papa surpreendeu os presentes ao pedir “um favor”, antes de dar a sua tradicional bênção neste encontro inicial “Peço-vos que rezem ao Senhor para que me abençoe, a oração do povo pedindo a bênção pelo seu bispo. Façamos em silêncio esta oração”, declarou, conseguindo calar a multidão que se encontrava em festa há cerca de uma hora, após a saída do fumo branco da chaminé colocada sobre a Capela Sistina. A primeira bênção seria, posteriormente, estendida a “todo o mundo, a todos os homens e mulheres de boa vontade”.O Papa começou por desejar uma “boa noite” aos presentes e agradeceu o “acolhimento” da comunidade de Roma.Francisco I começou por propor uma oração pelo Papa emérito, Bento XVI, para que o “Senhor a abençoe”.

A intervenção aludiu depois a um “caminho” que começa, unindo “bispo e povo”, na Igreja de Roma, “aquela que preside na caridade a todas as Igrejas”.“Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós”, precisou.“Rezemos sempre por nós, uns pelos outros, por todo o mundo, para que haja uma grande fraternidade”, acrescentou o novo Papa.Francisco I deixou votos de “este caminho da Igreja” seja “frutuoso para a evangelização desta tão bela cidade (Roma)”.

O fumo branco saiu hoje da chaminé colocada sobre a Capela Sistina a partir 19h06 locais (menos uma em Lisboa).O sucessor de Bento XVI, que renunciou ao pontificado, foi eleito no quinto escrutínio da reunião eleitoral iniciada esta terça-feira, à porta fechada, pelas 17h34 (hora de Roma).Francisco I tem menos dois anos do que Joseph Ratzinger quando este foi eleito em abril de 2005, aos 78 anos.O agora Papa emérito, de 85 anos, renunciou por causa da sua “idade avançada”.

.A bênção ‘urbi et orbi’ (à cidade [de Roma] e ao mundo), desde a varanda central da Basílica de São Pedro, foi o primeiro ato público previsto para o novo Papa, após a sua eleição.
Os 115 cardeais reunidos em Conclave no Vaticano elegeram um novo Papa, como indicou o fumo branco que saiu da chaminé colocada sobre a Capela Sistina desde as 19h06 locais.
O sucessor de Bento XVI, que renunciou ao pontificado, foi eleito no quinto escrutínio da reunião eleitoral iniciada na terça-feira, pelas 16h30 (hora de Roma, 12h30 em Brasília).Os sinos da Basílica de São Pedro acompanharam a ‘fumaça’, ao som das palmas das pessoas que enchem a Praça de São Pedro, debaixo de chuva, e dos gritos de ‘Habemus Papam’.

O novo Papa é o 50.º nos últimos 500 anos, desde a eleição de Leão X a 19 de março de 1513.
Este Conclave teve aproximadamente a mesma duração do de 2005, que no dia 19 de abril elegeu Bento XVI ao fim de dois dias e quatro escrutínios.
O eleito pelos cardeais no Conclave que se iniciou na terça-feira  surgiu perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro.O anúncio oficial, em latim, foi feito pelo cardeal protodiácono, D. Jean-Louis Tauran: ‘Annuntio vobis gaudium magnum; habemus Papam: Emminentissimum ac Reverendissimum Dominum, Dominum …, Sanctae Romanae Ecclesiae Cardinalem…, qui sibi nomen imposuit … (Anuncio-vos uma grande alegria, temos Papa: o eminentíssimo e reverendíssimo senhor .Jorge Mario Bergoglio.., cardeal da Santa Igreja Romana…, que escolheu o nome  de Francisco I….)”.

O Conclave de 2013 teve uma novidade relativamente aos seus atos finais: após a eleição, houve um momento de oração e o novo Papa foi rezar sozinho, na Capela Paulina, antes de saudar os fiéis.
A eleição implica uma maioria de dois terços dos votos: o candidato eleito foi questionado pelo cardeal que preside ao ato eleitoral (D. Giovanni Battista Re, primeiro na ordem de precedência), em latim, para saber se aceita esta decisão (Acceptasne eletionem de te canonice factam in Summum Pontificem?) e qual o nome que vai escolher (Quo nomine vis vocari?).













Vaticano divulga programa do novo pontífice

O novo Papa Francisco, eleito hoje no Vaticano, vai presidir nesta quinta-feira a missa que encerra o Conclave, pelas 17h00 de Roma (), e a celebração de início de pontificado vai decorrer no dia 19/03 ,feriado religioso no Brasil, que é dedicado a São José, padroeiro do Estado do Ceará.

A sala de imprensa da Santa Sé revelou no final da noie o calendário dos primeiros dias do pontificado do Papa argentino, que vai visitar “em privado um lugar mariano em Roma”, antes de celebrar com os 114 cardeais que estiverem com ele durante o Conclave, na Capela Sistina.

Para a próxima sexta-feira, às 11h00 locais, está prevista uma audiência a todos os cardeais, na sala clementina do Palácio do Vaticano, e sábado vai decorrer um encontro com profissionais da comunicação social, à mesma hora.

O primeiro Angelus na Praça de São Pedro vai ser recitado, com a presença de peregrinos, a partir do meio-dia de domingo.

A missa para a “solene inauguração” do pontificado será celebrada na Praça de São Pedro na terça-feira, a partir das 09h30 de Roma, uma data simbólica: a solenidade litúrgica de São José, patrono da Igreja.

No dia seguinte, terá lugar uma “audiência a delegados fraternos”, de outras comunidades cristãs, sem realização da tradicional audiência geral.

O sucessor de Bento XVI, que renunciou ao pontificado, foi eleito no quinto escrutínio da reunião eleitoral iniciada  terça-feira, após pouco mais de 24 horas de votações à porta fechada.


Fontes: Agência Ecclesia(Portugal) –  la Repubblica – Corriere della Sera – La Nacion(Argentina)
Edição: Ramon Paixão – editor chefe do Jornal Escanteio

Antonio Bento
Analista de Redes de Computadores , Pos-Graduado em Segurança de Redes de Computadores , Pos-Graduado Tecnologias Para Aplicações Web. Trabalha deste 2008 com Aplicações web em desenvolvimentos nas linguagem (php, Python, Ruby Rais) Conhecimento Avançando em banco sql Nosql.
http://stice.info

Deixe uma resposta