Começa o tour da taça da Copa do Mundo no Brasil


O pontapé inicial para o tour da taça da Copa do Mundo nas cidades brasileiras foi dado na manhã desta terça, no Maracanã, palco da final do Mundial de 2014.

Taça da Copa do Mundo
Maracanã
Maracanã
Iguatemi-Fortaleza

 A exposição do troféu no estádio será a etapa inicial da viagem de 41 dias por todas as 27 capitais do Brasil. Em Fortaleza, a taça vai ficar exposta nos dias 25 e 26 de maio, no Shopping Iguatemi.
A abertura do evento contou com a presença do ex-jogador Carlos Alberto Torres, capitão da Seleção Brasileira de 1970. Ele beijou a relíquia e a exibiu antes de ela ir para a redoma e ser exposta aos torcedores.

Carlos Alberto Torres
Carlos Alberto Torres, capitão da Seleção Brasileira de 1970

– É um prazer grande beijar essa taça. Fui o pioneiro em beijar a taça da Copa do Mundo. Depois, todo mundo copiou – disse Torres.

Local da partida de abertura da Copa, a Arena Corinthians será a escala final da taça que chegará a São Paulo no dia 1º de junho, a 12 dias da abertura do Mundial. A última parada antes de chegar ao Brasil foi nos Estados Unidos, onde a relíquia foi apresentada ao público em Los Angeles, cidade que recebeu a final da competição em 1994.

A viagem da taça, moldada em cinco quilos de ouro e com 36,5cm, pelo mundo começou no dia 12 de setembro de 2013. Desde então, ela percorreu 90 países, dentre eles, nações como Fiji e Vanuatu, na Oceania; Tailândia, na Ásia; e Tanzânia, na África.

– Creio que a taça deverá ficar com uma das seis seleções que já tiveram o prazer de levantá-la e ter seu nome escrito nela – opinou Walter di Gregorio, diretor de Comunicação da Fifa.

Walter di Gregorio

O torcedor carioca pode visitar a taça a partir de hoje até sexta-feira entre 9h e 21h. A entrada é ao lado da bilheteria 4A do Maracanã, na Rua Mata Machado.

 Para ver e tirar uma foto ao lado do troféu, é necessário que o visitante faça um cadastro no site da Coca-Cola, responsável pelo evento.

De posse do cadastro o torcedor, além de ver a relíquia, poderá participar de um tour que conta com jogos interativos e as bolas de todas as Copas.

 Já que optar por ir direto ao Maracanã, sem fazer o cadastro, terá o direito apenas de apreciar e ser fotografado com a taça.
A previsão é a de que 20 mil pessoas passem pela taça diariamente.

CALENDÁRIO DA TAÇA DA COPA NO BRASIL

1) Rio de Janeiro – Maracanã – 22 a 25 de abril

2) Porto Alegre – Barra Shopping Sul – 26 e 27 de abril

3) Belo Horizonte – Shopping Del Rey – 28 e 29 de abril

4) Salvador – Salvador Shopping – 30/abril e 1º de maio

5) Cuiabá – Estádio Verdão/Aecim Tocantins – 2 de maio

6) Curitiba – Park Shopping Barigui – Centro Cultural – 3 de maio

7) Florianópolis – Centro Sul Convention Center – 4 de maio

8) Campo Grande – Shopping Campo Grande – 6 de maio

9) Goiânia – Centro de Convenções Goiânia – 7 de maio

10)  Vitória – Shopping Vitória – 8 de maio

11)  Aracaju – Shopping Jardins – 9 de maio

12)  Maceió – Shopping Pátio Maceió – 10 de maio

13)  João Pessoa – Estação Cabo Branco – 11 de maio

14)  São Luís – Shopping da Ilha – 13 de maio

15)  Palmas – Capim Dourado Shopping – 14 de maio

16)  Macapá – Marco Zero – 15 de maio

17)  Boa Vista – Praça Centro Cívico – 16 de maio

18)  Rio Branco – Sesi Rio Branco – 17 de maio

19)  Porto Velho – Mercado Cultural de Porto Velho – 18 de maio

20)  Manaus – Shopping Amazônia – 19 de maio

21)  Belém – Espaço São José Liberto – 20 de maio

22)  Teresina – Parque Nova Potycabana – 21 de maio

Shopping Iguatemi -Fortaleza

23)  Natal – Natal Norte Shopping – 22 de maio

24)  Recife – Shopping Recife – 23 e 24 de maio

25)  Fortaleza – Shopping Iguatemi – 25 e 26 de maio

26)  Brasília – Estacionamento Mané Garrincha – 27 e 28 de maio

27) São Paulo – Shopping Itaquera- 29 de maio a 1º de junho

A história e os principais números do Tour do Troféu da Copa do Mundo da FIFA, apresentado pela Coca-Cola

O primeiro tour do troféu da Copa do Mundo da FIFA visitou 31 cidades de 28 países entre os dias 7 de janeiro e 10 de abril de 2006, antes do Mundial na Alemanha, e foi um enorme sucesso. A jornada de três meses começou na capital de Gana, Acra, e terminou em Roma, na Itália, depois de passar por lugares como Rio de Janeiro, Cidade do México, Los Angeles, Tóquio, Pequim e Londres, para citar alguns.

A segunda edição do evento global passou por 130 cidades em 84 nações, das quais 50 na África, a fim de celebrar a primeira Copa do Mundo da FIFA disputada em solo africano. Entre setembro de 2009 e maio de 2010, o tour visitou países como Ucrânia, Nova Zelândia, Cazaquistão, Grécia e Venezuela.

Esta será a terceira vez em que a taça original da Copa do Mundo da FIFA rodará o globo. O tour de 2013/2014 visitará 88 países em 267 dias.

A jornada terá início no Rio de Janeiro no próximo dia 12 de setembro.

Partindo do famoso Cristo Redentor, o troféu da Copa do Mundo da FIFA viajará pelo planeta durante nove meses antes de retornar ao país-sede do Mundial de 2014.

Cristo Redentor

A distância total percorrida pela taça será de 149.576,78 quilômetros, equivalentes a mais do que três vezes a circunferência da Terra.

O tour foi criado por meio de uma parceria exclusiva entre a FIFA e a Coca-Cola, um dos mais antigos colaboradores da entidade máxima do futebol.

Durante o Tour do Troféu, os torcedores terão a rara chance de verem de perto a verdadeira taça da Copa do Mundo da FIFA. Ingressos gratuitos para a edição de 2013/2014 do evento serão disponibilizados através de promoções da Coca-Cola nos países visitados.

Em todas as cidades, o público terá a oportunidade de tirar uma foto ao lado da taça e de conferir uma animação especial mostrando momentos inesquecíveis da Copa do Mundo da FIFA, além de exposições interativas e outras atrações.

Fuleco, a mascote oficial da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, estará presente em diversas escalas do tour.

Fuleco

fonte:OPovoFIFA

Deixe uma resposta