Faltam 680 dias: COL anuncia nesta 4ª feira primeira versão do Catálogo de CTs

Nesta quarta-feira, 1º de agosto, o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da FIFA 2014 lançará a primeira versão do Catálogo de Centros de Treinamento de Seleções (CTS) para o Mundial. O evento será no Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, com abertura às 9h30. O catálogo será online e reunirá mais de 50 pareamentos de hotéis e campos de treinamento.
A FIFA ainda abrirá novas janelas para inscrições de candidatos a CTS nos próximos meses. Uma segunda versão do catálogo será divulgada no primeiro semestre de 2013 e a versão final no segundo semestre do mesmo ano. Até o momento, já chegaram ao Comitê Organizador Local (COL) 279 inscrições de locais de treinamento. Nas próximas janelas, mesmo os locais que não foram incluídos na primeira versão do catálogo, poderão se adequar e fazer parte da lista.

» Para dirigente alemão, CTS servem para levar “espírito da Copa” para outras regiões
Os Centros de Treinamento de Seleções são locais que servirão como base para as equipes durante a Copa do Mundo da FIFA. São compostos por um local de treinamento e um hotel oficial. O catálogo é apresentado às seleções classificadas, a quem cabe a decisão final sobre o local onde ficarão concentradas. A escolha das seleções acontecerá após o sorteio dos grupos, marcado para dezembro de 2013, na Costa do Sauípe, na Bahia, até janeiro de 2014.

Preparação
No fim de março, um seminário técnico do COL reuniu representantes de candidatos a CTS em Vitória. Na oportunidade, Ricardo Trade, diretor executivo de Competições e Operações do COL, reforçou a importância dos CTS para o legado que será deixado pelo Mundial, com instalações melhores, que poderão ser usadas pelo futebol brasileiro.
“Esse é um legado também para o país, porque, primeiro, estamos identificando esses campos no país todo. E, segundo, uma situação de poder ter melhorias em cada um desses lugares, para o próprio futebol brasileiro poder escolher depois”, afirmou. Durante o mesmo evento, o ex-atacante tetracampeão mundial Bebeto, membro do Conselho de Administração do COL, destacou os itens mais importantes para os jogadores.
“A importância do centro de treinamento é fundamental, com gramados perfeitos para evitar lesões. A Copa é de tiro curto, muito rápido. Me lembro de Los Gatos (EUA), em 1994. Ninguém conhecia a cidade e hoje todos conhecem. A gente precisa ter um centro com boas condições, boa alimentação, para poder treinar, voltar e descansar ao máximo”, listou Bebeto.
Em entrevista ao Portal da Copa, David Noemi, diretor de assuntos internacionais da Federação Alemã de Futebol, também falou da importância das instalações para a propagação do evento para outras regiões do país. “Além da dimensão prática dos CTS, é preciso considerar que eles são uma plataforma de relações públicas que permite ao Comitê Organizador Local levar o frenesi do Mundial para todo o país”, afirmou.
A análise dos técnicos leva em conta mais de cem detalhes nos campos e hotéis. São considerados o sistema de abastecimento elétrico, de água, os acessos para as equipes e para a imprensa, local para realização de entrevistas, vestiários, demais instalações para os atletas, tipo de solo, drenagem etc.
Saiba mais sobre CTS
» Os Centros de Treinamento de Seleções são locais que poderão servir como base de uma seleção durante a Copa do Mundo da FIFA. São compostos por um local de treinamento e um hotel oficial. Os locais precisam atender a requisitos básicos, como distância para um aeroporto com capacidade de pouso para aeronaves de porte médio, distância do local de treinamento para um hotel com 55 quartos exclusivos, entre outros.
» Não existe limite de CTS para uma mesma cidade ou um mesmo estado. É levada em conta a qualidade técnica dos locais oferecidos. Uma mesma cidade pode ter mais de um CTS, enquanto outras poderão não ter nenhum.
» A análise dos técnicos leva em conta mais de cem detalhes técnicos nos campos e hotéis. São considerados o sistema de abastecimento elétrico, de água, os acessos para as equipes e para a imprensa, local para realização de entrevistas, vestiários, demais instalações para os atletas, tipo de solo (é analisado o solo, não o gramado), drenagem, etc.
» A análise de um projeto é tão minuciosa quanto a de um campo já existente. E, a exemplo do que já aconteceu com os projetos dos estádios, são analisadas também as garantias financeiras de que o projeto estará pronto para a Copa do Mundo da FIFA.

Tiago Falqueiro – Portal da Copa
Com informações do COL

Antonio Bento
Analista de Redes de Computadores , Pos-Graduado em Segurança de Redes de Computadores , Pos-Graduado Tecnologias Para Aplicações Web. Trabalha deste 2008 com Aplicações web em desenvolvimentos nas linguagem (php, Python, Ruby Rais) Conhecimento Avançando em banco sql Nosql.
http://stice.info

Deixe uma resposta