Faltam 893 dias para a Copa: Conciliações com proprietários de imóveis garantem ampliação de aeroportos

Aeroporto Pinto Martins: Fortaleza

Em 2011, a Advocacia-Geral da União (AGU) na 3ª Região – que compreende os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul – garantiu a execução de políticas públicas importantes, como as obras de ampliação dos aeroportos de Cumbica, no município de Guarulhos, e Viracopos, em Campinas, para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Mais de 800 agendamentos e conciliações foram realizados pela AGU e pela Infraero com proprietários de imóveis para a desapropriação da região do entorno dos dois aeroportos.Os donos de casas e terrenos firmaram acordos com a AGU, com base em valores de mercado, e saíram com dinheiro da indenização. O Procurador Regional da União na 3ª Região, Gustavo Henrique Pinheiro de Amorim, explicou como foi a negociação. “Nós resolvíamos o preço e a pessoa já saía para receber o dinheiro. O objetivo foi não mover processos que demoram na Justiça e não permitem a pessoa sair com o dinheiro logo para comprar uma nova casa. A gente quer resolver o problema, que as pessoas saiam do local, mas de maneira digna”, afirmou.
Segundo ele, as rodadas de conciliação continuarão sendo importantes instrumentos para a garantia dos empreendimentos necessários ao Mundial de 2014.
2012
Após essa experiência exitosa, a conciliação está entre uma das prioridades da Advocacia-Geral para 2012. “O que a AGU quer é resolver o conflito e não ficar estimulando o litígio, por isso a conciliação é importante”, observou o Procurador Regional da União, Gustavo Amorim. A construção das estruturas para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 será acompanhada de perto pela AGU na Terceira Região. “Em 2012 daremos continuidade ao acompanhamento. A gente tem aqui em São Paulo a construção do estádio Itaquerão, onde será feita a abertura da Copa do Mundo, as ampliações dos aeroportos e a expectativa de construção do Trem de Alta Velocidade, que liga o Rio a São Paulo”, disse Gustavo Amorim.

Fonte: Advocacia Geral da União

Antonio Bento
Analista de Redes de Computadores , Pos-Graduado em Segurança de Redes de Computadores , Pos-Graduado Tecnologias Para Aplicações Web. Trabalha deste 2008 com Aplicações web em desenvolvimentos nas linguagem (php, Python, Ruby Rais) Conhecimento Avançando em banco sql Nosql.
http://stice.info

Deixe uma resposta