Governo do Ceará promete inaugurar metrô ainda este ano

Após mais de uma década de espera, governador promete terminar obra até o final de 2011.

Foram 12 anos de espera, mas finalmente o Metrô de Fortaleza (Metrofor) já apresenta os primeiros sinais de que começará a operar até o final de 2011. Aomenos foi o que garantiu o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB).

“A obra nunca teve um ritmo tão acelerado como agora. “Nesse momento, há três mil pessoas trabalhando em duas frentes. Até o final deste ano vamos inaugurar a linha Sul do metrô, que liga o município de Maracanaú ao Centro de Fortaleza.”

O trecho da linha Sul tem 24 quilômetros, sendo 18 quilômetros na superfície, 3,8 quilômetros subterrâneos e 2,2 quilômetros em elevado. A Linha ligará a Estação Vila das Flores, em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, até a Estação João Felipe, no centro da capital cearense.

Testes
Os testes com o trem em movimento devem começar até o fim de março, mas os dois primeiros trens unidades elétricas (TUEs) que vão operar na Linha Sul estão passando por testes estáticos no Centro de Manutenção, em Pacatuba, região Metropolitana.

Segundo a assessoria do Metrofor, durante os testes estão sendo avaliados todos os sistemas, tais como de ar-condicionado, elétricos, de iluminação, de fechamento e abertura de portas.

Os dois equipamentos que estão no Centro de Manutenção fazem parte de um conjunto de 20 trens. No final serão 10 composições com 80 metros, cada uma capaz de transportar até 900 passageiros.

O valor investido pelo estado na compra dos trens foi de R$ 240 milhões. A projeção é que em 2014 aproximadamente 675 mil passageiros sejam atendidos.

Fonte: Da Agência Engetelka.

Antonio Bento
Analista de Redes de Computadores , Pos-Graduado em Segurança de Redes de Computadores , Pos-Graduado Tecnologias Para Aplicações Web. Trabalha deste 2008 com Aplicações web em desenvolvimentos nas linguagem (php, Python, Ruby Rais) Conhecimento Avançando em banco sql Nosql.
http://stice.info

Deixe uma resposta