Messi comanda virada da Argentina na Colômbia

A Argentina se encaminhava para o terceiro tropeço consecutivo nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 quando Lionel Messi apareceu para decidir. O camisa 10 marcou o gol de empate e iniciou a jogada que foi concluída com êxito por Sergio Aguero, definindo a vitória de virada por 2 a 1 sobre a Colômbia, em Barranquilla.Com o resultado, a equipe albiceleste igualaram os sete pontos do líder Uruguai, mas com quatro jogos, um a mais do que os vizinhos do rio da Prata, que ficaram fora da rodada e bateram a Itália em amistoso. Já a Colômbia, que disputou três partidas, tem quatro pontos.Agora, em situação um pouco mais confortável, a Argentina só volta a campo pelas Eliminatórias em 2012. A quinta rodada será disputada no dia 2 de fevereiro, na qual a equipe recebe o Equador, enquanto a Colômbia visita o Peru. No dia 9, os argentinos folgam, e os colombianos recebem os equatorianos.

Pressão
A derrota para a Venezuela, em outubro, e o empate em casa com a Bolívia, há quatro dias, cercaram de dúvidas a seleção argentina. A confiança da Colômbia, por outro lado, também não era grande após o empate em casa com os venezuelanos.Talvez por isso o jogo tenha começado tão equilibrado, com insistentes – e hesitantes – trocas de passe dos dois lados. Na segunda metade da etapa inicial, porém, a Colômbia começou a se destacar no campo ofensivo e passou a criar oportunidades seguidas.
Aos 36, o ex-palmeirense Pablo Armero chegou à linha de fundo pela esquerda e cruzou bem para Martínez, que não conseguiu cabecear em cheio e acabou jogando pela linha de fundo. Dois minutos depois, Adrian Ramos não alcançou a bola e ficou a centímetros de abrir o placar após cruzamento de Dorlan Pabon.Aos 44 minutos, não teve jeito. Pabón cobrou falta próxima à área com força e contou com desvio em Javier Mascherano para enganar o goleiro Sergio Romero e inaugurar o marcador.

No intervalo, o colorado Pablo Guiñazu foi sacrificado para que a Argentina fosse com tudo ao ataque e deu lugar a Sergio Agüero. Logo em sua primeira jogada, o atacante do Manchester City serviu Gonzalo Higuain, que chutou em cima de Aquivaldo Mosquera e perdeu boa chance.Messi ia aparecendo aos poucos, aparecendo no meio-campo para buscar jogo. Foi assim que ele recebeu aos 60 minutos, conduziu, passou por Bolivar e acionou Jose Sosa na esquerda. Depois de um cruzamento não muito eficiente, o camisa 10 contou com uma trombada do goleiro com Mario Yepes para, sozinho em frente à meta escancarada, empatar.Aos 84 minutos, o craque do Barcelona puxou contra-ataque, passou por Yepes e serviu Higuaín na área. O atacante do Real Madrid finalizou com força e o goleiro David Ospina espalmou para que Agüero aparecesse para marcar no rebote e garantir o triunfo.
Nos acréscimos, Messi quase fechou sua atuação com um lindo gol. Ele roubou a bola no meio, avançou pelo lado esquerdo e tentou tocar por cobertura. Após defesa de Ospina, ele tentou de novo no rebote, e Mosquera cortou.

 Chile derrota Paraguai
O Chile contou com a força da torcida no Estádio Nacional de Santiago para se reabilitar nas Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2014. Nesta terça-feira, os comandados de Claudio Borghi venceram o Paraguai por 2 a 0, com gols de Contreras e Matias Campos.
A vitória ameniza a crise que começou com a dispensa de Valdivia, Beausejour, Jara, Vidal e Carmona por indisciplina e se intenficou com a goleada por 4 a 0 sofrida diante do Uruguai, na rodada anterior. Além de devolver a paz aos chilenos, o resultado eleva a equipe aos mesmos seis pontos do Equador – um a menos que os líderes Uruguai e Argentina.
Já o Paraguai, que vinha de triunfo por 2 a 1 contra o Equador, segue com seis pontos e folga na quinta rodada. O time só volta a campo em 9 de fevereiro de 2012, fora de casa, contra a Bolívia. O Chile recebe os bolivianos seis dias antes e, no dia 9, visita a Venezuela.

Equador bate o Peru

Jogando em casa, o Equador venceu o Peru por 2 a 0, com gols de Edison Méndez e Cristian Benitez, ambos no segundo tempo. A vitória elevou os equatorianos aos seis pontos, em terceiro nas Eliminatórias. O Peru, por sua vez, depois de uma surpreendente campanha na Copa América, na qual foi semifinalista, está em sétimo, com três pontos.

 

 
Venezuela vence Bolívia
Historicamente tratada como um “saco de pancadas” do futebol da América do Sul, a Venezuela aos poucos apaga a imagem de fragilidade. Na noite desta terça-feira, a equipe venceu a Bolívia pelo placar de 1 a 0, em casa, e encostou nos líderes das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2014. O time “vinho tinto”, como é apelidado, conquistou o resultado positivo por conta do gol do zagueiro Vizcarrondo, ainda na primeira etapa de duelo.
Com a segunda vitória conquistada no qualificatório para o Mundial do Brasil, a Venezuela chegou aos sete pontos e se igualou ao Uruguai e à Argentina, os dois primeiros colocados da competição. A equipe comandada por César Farías ocupa o terceiro posto, por conta do saldo de gols menor do que os rivais do Rio da Prata. Já a Bolívia é lanterna, com apenas um ponto somado após quatro rodadas.
Em um jogo com bastante chuva, a diferença foi a qualidade técnica dos venezuelanos, que abriram o placar aos 25min do primeiro tempo, quando o zagueiro Vizcarrondo aproveitou cobrança de escanteio para se antecipar aos defensores rivais e fazer o único gol do jogo. Em ótima fase, a Venezuela tentará manter-se no topo do continente sul-americano justamente contra o líder da competição. Na próxima rodada, o time “vinho-tinto” terá pela frente o embalado Uruguai, que folgou nesta terça-feira pelas Eliminatórias e aproveitou a data para vencer a Itália por 1 a 0, em pleno Estádio Olímpico de Roma.
Em contrapartida, a Bolívia terá uma dura missão para se reabilitar e voltar a sonhar com uma vaga na Copa do Mundo de 2014. Na próxima jornada, em 2012, o time, que conta com o ex-cruzeirense Marcelo Moreno, encarará, em casa, o Chile, que passou nesta terça-feira pelo Paraguai pelo placar de 2 a 0.

Fonte: FIFA.com

Antonio Bento
Analista de Redes de Computadores , Pos-Graduado em Segurança de Redes de Computadores , Pos-Graduado Tecnologias Para Aplicações Web. Trabalha deste 2008 com Aplicações web em desenvolvimentos nas linguagem (php, Python, Ruby Rais) Conhecimento Avançando em banco sql Nosql.
http://stice.info

Deixe uma resposta