Oscar, o dono da noite: Oscar de Ouro

O futebol é uma obsessão no Brasil, algo profundamente arraigado no dia a dia. Por isso, quando a Seleção foi eliminada nas quartas de final da Copa do Mundo da FIFA no ano passado, os brasileiros ficaram arrasados. E quando errou todas as suas quatro cobranças de pênalti na recente derrota para o Paraguai pela Copa América, eles se sentiram humilhados. Nem mesmo os badalados garotos do sub-17 do país conseguiram afastar o clima pesado que pairava sobre a canarinha: perderam por 3 a 0 para o Uruguai na semifinal do Mundial da categoria no mês passado, em um jogo no qual se esperava que eles não tivessem problemas.

Desse modo, o futebol brasileiro ansiava em dar a volta por cima. E, às vésperas da final da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA, faltava apenas uma barreira para chegar a isso. Porém, com o relógio marcando 33 minutos do segundo tempo da decisão, o Brasil perdia por 2 a 1 para Portugal e precisava de um salvador da pátria. Encontrou. Oscar empatou, levou o emocionante confronto para a prorrogação e fez 3 a 2 aos 11 da primeira etapa adicional. E foi assim que acabou.
“É um momento incrível na minha vida”, disse Oscar ao FIFA.com. “Ganhar a Copa do Mundo e marcar os gols que marquei é simplesmente indescritível. Acho que fiz um torneio muito bom, mas os gols não saíam e isso é o que chama atenção. Vinha sendo difícil para mim porque tive de jogar lesionado as últimas quatro partidas. Mas hoje eu consegui ter uma atuação decisiva, jogar bem e marcar. Estou muito feliz.”
“A emoção no vestiário era enorme”, contou. “O nosso sonho esteve perto do fim, então isso é mais um ingrediente. Estamos muito felizes por termos conseguido a virada e por podermos dar uma alegria ao povo brasileiro. Depois (da decepção) da Copa do Mundo e da Copa América, esse ano vinha sendo difícil para o nosso futebol. Este título nos dará ânimo para nos prepararmos para 2014.”
O lateral direito Danilo, que na semana passada foi convocado para a seleção principal, concordou com o companheiro. “O futebol brasileiro estava sofrendo”, afirmou. “Passamos por momentos muito difíceis no último ano. O futebol é tudo no Brasil e nada menos do que isso (ser campeão) é suficiente.”
“Viemos até aqui querendo devolver a alegria ao povo e conseguimos”, garantiu o defensor. “Tomara que a seleção principal possa dar sequência a isto. Os últimos dias foram os melhores da minha vida. Ser convocado por Mano Menezes e ganhar o Mundial Sub-20 é demais.”
“A nossa vitória foi um grande feito”, avaliou. “Estávamos perdendo por 2 a 1, faltava pouco tempo e Portugal é uma seleção contra quem é muito difícil de marcar um gol. Mas felizmente o Oscar nos salvou. Não tenho palavras para descrever a atuação dele.”

“O Oscar foi excelente durante todo o torneio”, disse Danilo. “O Henrique também fez um grande campeonato, marcou cinco gols. Mas, sem tirar o mérito dele, acho que o Oscar foi o melhor jogador da competição.”

“O Oscar passa muito bem a bola, mas sempre o vi marcando muitos gols”, observou o capitão brasileiro, Bruno Uvini. “Demorou um pouco para que ele fizesse o seu primeiro aqui, mas acho que ele guardou todos para a decisão. O Oscar foi incrível neste torneio e realmente merece os parabéns. Merecia a Bola de Ouro. Ele e o Henrique.”
E nem mesmo o ganhador do prestigioso prêmio discordou. Quando questionado sobre quem deveria ter sido escolhido o melhor da competição, Henrique foi franco. “Acho que escolheria o Oscar, que fez um grande torneio”, afirmou. “Ele ajudou muito o grupo, jogando em uma posição em que não estava acostumado. Marcou bem, foi para o ataque, deu muitas assistências e marcou dois gols na final que mais ninguém poderia ter feito. Acho que ele merecia (a Bola de Ouro adidas) tanto quanto eu.”
E, apesar de que o prêmio será de propriedade de Henrique para sempre, o dia 20 de agosto de 2011 pertencerá eternamente a Oscar.
Fonte: FIFA.com  – Fotos: El Espectador
Antonio Bento
Analista de Redes de Computadores , Pos-Graduado em Segurança de Redes de Computadores , Pos-Graduado Tecnologias Para Aplicações Web. Trabalha deste 2008 com Aplicações web em desenvolvimentos nas linguagem (php, Python, Ruby Rais) Conhecimento Avançando em banco sql Nosql.
http://stice.info

Deixe uma resposta