You are here
Home > Craques do Passado > Parabéns a você!

Parabéns a você!

O FIFA.com parabeniza os aniversariantes mais ilustres do mundo da bola. Confira quem são os craques que festejam esta semana: 25/04 – Johan Cruyff (64) marcou profundamente o futebol mundial nas últimas quatro décadas. Em 1974, o craque passou muito perto de dar à Holanda o seu primeiro título mundial, depois de ter sofrido o pênalti mais rápido de todos os tempos em finais da Copa do Mundo da FIFA. Além disso, a ausência dele no torneio seguinte certamente se fez sentir na Laranja Mecânica. Formado pelo Ajax, o “Holandês Voador” começou a chamar atenção assim que estreou no clube de Amsterdã, com quem venceu a Copa dos Campeões da Europa três vezes consecutivas entre 1971 e 1973. Em seguida, viveu uma longa história de amor com o Barcelona: como jogador, venceu o Campeonato Espanhol em 1973/74, ajudando a equipe catalã a quebrar um jejum de 14 anos; como técnico, foi tetracampeão da liga de 1991 a 1994, conquistou uma Copa do Rei e deu ao Barça a sua primeira Copa dos Campeões da Europa em final disputada no Estádio de Wembley em 1992. O ex-meia-atacante também foi um dos primeiros astros a se transferir para os Estados Unidos, onde passou dois anos. De volta à Holanda, disputou uma última temporada com o Feyenoord antes de assumir o cargo de treinador do Ajax.
 24/04 – Raymond Kalla (36) é considerado um dos melhores zagueiros da história do futebol camaronês. Com os Leões Indomáveis, disputou a Copa Africana de Nações quatro vezes e se sagrou campeão em duas oportunidades. Além disso, participou de três edições da Copa do Mundo da FIFA e chegou à final da Copa das Confederações em 2001. Jogando por clubes, passou por países como Grécia, Turquia e Alemanha. Mesmo atuando no setor defensivo, Kalla marcou seis gols pelo Bochum em 77 partidas na Bundesliga. Antes de pendurar as chuteiras, em 2008, o atleta voltou a Camarões para vestir a camisa do Union Douala.

26/04 – Kiko (39) fez parte da geração que resgatou o brilho do Atlético de Madri. Fazia mais de 20 anos que o clube não era campeão espanhol quando o centroavante e seus companheiros quebraram a hegemonia de Real e Barcelona tanto na liga espanhola quanto na Copa do Rei, na temporada 1995/96. Com a Fúria, o jogador participou da Euro 1996 e da Copa do Mundo da FIFA 1998, registrando um gol na partida contra a Bulgária pela fase de grupos.
27/04 – O uruguaio Walter Pandiani (35) marcou diversos gols no Campeonato Espanhol, onde atuou na maior parte da carreira. Depois de brilhar no Peñarol, passou cinco anos no Deportivo La Coruña. Emprestado ao Mallorca, conquistou a Copa do Rei. Após uma breve passagem pela Inglaterra com o Birmingham, voltou ao seu país de adoção para defender as cores do Espanyol, vencendo a Copa do Rei pela segunda vez poucos meses mais tarde. Desde 2007, está no Osasuna. A trajetória do atacante na seleção uruguaia contrasta com a experiência que adquiriu nos clubes, já que vestiu o uniforme celeste apenas duas vezes, nas eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA 2002.

28/04 – Diego Simeone (41) fez muito sucesso ao longo da sua carreira. Com a Seleção Argentina, foi bicampeão da Copa América e participou de três edições da Copa do Mundo da FIFA. No Mundial de 1998, protagonizou o lance que acarretou a famosa expulsão do inglês David Beckham nas oitavas de final. Além disso, venceu ainda a edição inaugural da Copa das Confederações da FIFA, organizada em 1992 na Arábia Saudita. Nos diferentes clubes por onde passou, o volante também comemorou muitos títulos: Campeonato Espanhol e Copa do Rei com o Atlético de Madri em 1996, Campeonato Italiano e Copa da Itália com a Lazio em 2000 e Copa da UEFA com a Internazionale em 1998. Em 2005, de volta à Argentina, vestiu a camisa do Racing por uma temporada antes de começar a trabalhar como técnico no próprio clube. Em seguida, assumiu o comando do Estudiantes de La Plata, com quem foi campeão do Torneio Apertura. Depois de treinar River Plate e San Lorenzo, Simeone voltou à Itália no começo do ano para comandar o Catania.

29/04 – Carlos Bianchi (62) é um dos maiores goleadores já produzidos pelo futebol argentino. Na década de 1970, foi artilheiro do Campeonato Francês em cinco temporadas consecutivas com Reims e Paris Saint-Germain, além de ter jogado no Strasbourg. Depois de pendurar as chuteiras, o atacante se transformou em excelente técnico: à frente de Vélez Sarsfield e Boca Juniors, venceu quatro edições da Copa Libertadores e três da Copa Intercontinental. Além disso, foi campeão argentino nos Torneios Clausura e Apertura diversas vezes. Bianchi também treinou Reims, Roma e Atlético de Madrid.

 30/04 – Gerardo Torrado (32) mostrou talento atuando como volante da seleção mexicana, da qual foi titular em três edições da Copa do Mundo da FIFA e quatro da Copa América. Além disso, venceu a Copa Ouro duas vezes em três participações e fez parte do conjunto nacional que venceu a Copa das Confederações da FIFA 1999 no Estádio Azteca. Por clubes, Torrado passou por Tenerife, Sevilla e Racing Santander na Espanha antes de regressar ao seu país, onde joga no Cruz Azul.

 Fonte: FIFA.com

Antonio Bento
Analista de Redes de Computadores , Pos-Graduado em Segurança de Redes de Computadores , Pos-Graduado Tecnologias Para Aplicações Web. Trabalha deste 2008 com Aplicações web em desenvolvimentos nas linguagem (php, Python, Ruby Rais) Conhecimento Avançando em banco sql Nosql.
http://stice.info

Deixe uma resposta

Top