Rally dos Sertões: Sétimo dia com especial movimentada nas motos

 




Felipe Zanol amplia vantagem no acumulado (Foto:Theo Ribeiro / Fotoarena)




Dario Souza vence etapa, Felipe Zanol leva punição e Jean Azevedo sai da disputa com uma costela fraturada; Marcelo Medeiros vence nos quadriciclos e amplia vantagem na liderança, assim como Bruno Sperancini/Thiago Vargas nos UTVs

 
Resumo da 7ª etapa:
Alto Parnaíba (MA) – Bom Jesus (PI)
Deslocamento Inicial: 35 km
Trecho de Especial: 277 km
Deslocamento Final: 55 km
TOTAL: 368 km

O Rally dos Sertões encerrou neste sábado (25/08) a última perna da etapa Maratona iniciada ontem no Jalapão, entre Palmas (TO) e Alto Parnaíba (MA). A sétima etapa da competição, entre Alto Parnaíba e Bom Jesus, já no estado do Piauí, teve 368 quilômetros totais, 277 cronometrados com duas zonas de radar. Primeiro no cronômetro, Felipe Zanol foi punido com dez minutos de acréscimo em seu tempo de prova por ter ultrapassado o limite de velocidade na segunda zona de radar. Assim, seu companheiro de equipe Dario Julio Souza ficou com a vitória da sétima etapa.

 

Com a punição de Zanol na etapa, Dario Souza ficou com a vitória (Foto: Theo Ribeiro / Fotoarena)


Zanol ainda lidera o acumulado geral entre as motos, com 26min11s de vantagem para Souza. “O meu GPS apagou durante a especial e acabei ultrapassando a velocidade permitida em uma zona de radar. Não pode descuidar hora nenhuma, e tentar manter o ritmo. A corrida teve um ritmo alucinante, com muitas retas em lavouras – uma delas tinha dez quilômetros. A especial foi muito rápida e mesclou trechos arenosos e curvas fechadas. Foi bastante tenso, já que andei no meu limite o tempo todo. Espero não levar mais penalizações nesses últimos dias”, disse o mineiro.
A especial foi marcada pelo abandono de Jean Azevedo, que vinha em segundo na classificação geral. O paulista, que estava a 27 minutos de Felipe Zanol, sofreu uma queda no quilômetro 225 da especial. Socorrido pelo helicóptero médico do evento, foi diagnosticada uma fratura de costela no piloto, seis vezes campeão do Rally dos Sertões entre as motos.

 
Ernesto Watashi venceu nos quadris, mas levou punição e caiu pra segundo (David Santos Jr./Fotoarena)

“Eu estava em uma estrada rápida e arenosa. Bati em uma pedra escondida e caí. Levantei, peguei a moto e continuei na pista até sentir dores no tórax. Andei mais dez quilômetros assim até encontrar um médico e ele me disse que talvez tivesse fraturado a costela e que seria mais prudente fazer exames”, afirmou Jean, pouco antes de ter sido levado para um hospital em Bom Jesus (PI) para radiografias.
O chefe de sua equipe, Bernardo Bonjean, lamentou o abandono do piloto. “Às vezes não podemos escolher o jeito de abandonar a prova, mas temos que levar para casa os bons capítulos que escrevemos nesta edição comemorativa. A equipe lembrará das alegrias que o Jean nos deu nestes últimos dias, como as especiais que ganhamos e toda a fantástica recuperação”, disse.
 

Quadriciclos e UTVs – A edição de 20 anos do Rally dos Sertões tem sido das mais exigentes para os quadriciclos e os UTVs. A maratona no Jalapão dificultou a vida dos competidores, e neste sábado largaram três quadriciclos e dois UTVs. Nos quadris, a vitória ficou com o maranhense Marcelo Medeiros, que lidera o acumulado; já entre os UTVs, a dupla formada por Bruno Sperancini e Thiago Vargas levou a melhor na etapa.

 
Sperancini / Vargas conquistam mais uma etapa 0Foto:Theo Ribeiro / Fotoarena )

“No Jalapão fomos bem e chegamos sem maiores problemas – apenas o amortecedor, que de tanto que se aqueceu, chegou praticamente inoperante. Conseguimos abrir mais vantagem sobre o segundo colocado, e hoje o UTV sofreu um pouco, mas agora a equipe já pode trabalhar no equipamento”, afirmou o piloto.
O domingo (26/08) vem com a oitava e antepenúltima etapa da competição, entre Bom Jesus (PI) e Petrolina (PE), no que promete ser a especial mais difícil deste Rally dos Sertões. Tanto que recebe selo comemorativo de “Especial dos 20 Anos”, tanto pelo visual oferecido como pelos desafios que trará.Serão 627 quilômetros, dos quais 335 cronometrados e um pesado deslocamento de 289 até uma das mais importantes cidades de Pernambuco.

Resultado extra-oficial da sétima etapa (MOTOS):
1-) Dario Julio Souza (Honda CRF 450X) – 4h09min13s
2-) Felipe Zanol (Honda CRF 450X) – 4h11min49s
3-) Nielsem Bueno (Honda CRF 450) – 4h18min58s
4-) Guto Klaumann (Husqvarna TE 449) – 4h26min07s
5-) Ricardo Martins (Honda CRF 450X) – 4h27min50s

Geral acumulado entre os MOTOS:
1-) Felipe Zanol (Honda CRF 450X) – 24h43min20s
2-) Dario Julio Souza (Honda CRF 450X) – a 26min11s
3-) Nielsem Bueno (Honda CRF 450) – a 1h20min36s
4-) Guto Klaumann (Husqvarna TE449) – a 2h38min23s
5-) Dimas Mattos (Protótipo BMT) – a 2h47min20s

Resultado extra-oficial da sétima etapa (QUADRICICLOS):
1-) Marcelo Medeiros – 5h23min21s
2-) Ernesto Jun Watashi – 5h24min40s
3-) Paulo Roberto Kitagawa – 5h57min40s

Geral acumulado entre os QUADRICICLOS:
1-) Marcelo Medeiros – 31h19min57s
2-) Paulo Roberto Kitagawa – a 6h13min54s
3-) Ernesto Jun Watashi – a 15h54min31s

Resultado extra-oficial da sétima etapa (UTVs):
1-) Bruno Sperancini/Thiago Vargas – 5h19min16s
2-) Carlo Collet/Eduardo Shiga – 5h26min41s

Geral acumulado entre os UTVs:
1-) Bruno Sperancini/Thiago Vargas – 31h50min02s
2-) Carlo Collet/Eduardo Shiga – a 11h13min02s

8ª etapa:
Bom Jesus (PI) – Petrolina (PE):
ESPECIAL DOS 20 ANOS
Deslocamento Inicial: 3 km
Trecho de Especial: 335 km
Deslocamento Final: 289 km
TOTAL: 627 km

A 20ª edição do Rally dos Sertões tem o patrocínio master do Governo do Maranhão e Mitsubishi Motors; patrocínio Honda Motos, Cemar e Governo do Estado do Ceará; apoios Uracer, São Luís Shopping, Hotel Luzeiros, Volare e Tmar; organização Dunas Race; supervisão Confederação Brasileira de Automobilismo e Confederação Brasileira de Motociclismo.

Acompanhe:

Ao vivo:
http://www.sertoes.com/
http://www.webventure.com.br/sertoes2012/

Acesse o Rally dos Sertões no Facebook:
http://facebook.com/sertoesoficia/l

Siga o Sertões no Twitter:
www.twitter.com/sertoesoficial/

YouTube – Canal Rally dos Sertões:
www.youtube.com/dunasrace/

Mais informações e textos:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Cleber Bernuci / Caio Scafuro / Daniel Betting
fernanda@fgcom.com.br
www.fgcom.com.br/

Edição: Ramon Paixão – editor chefe do Jornal Escanteio

Antonio Bento
Analista de Redes de Computadores , Pos-Graduado em Segurança de Redes de Computadores , Pos-Graduado Tecnologias Para Aplicações Web. Trabalha deste 2008 com Aplicações web em desenvolvimentos nas linguagem (php, Python, Ruby Rais) Conhecimento Avançando em banco sql Nosql.
http://stice.info

Deixe uma resposta