RIVALDO o Melhor do Mundo em 1999, anuncia aposentadoria aos 41 anos

Melhor jogador do mundo em 1999 e pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira três anos depois, o meia Rivaldo, ex-Palmeiras, Corinthians, SãoPaulo, Barcelona, Seleção, entre outros anunciou sua aposentadoria na manhã deste sábado, quando escreveu uma carta aberta. O agora ex-jogador, que tem 41 anos, vinha atuando pelo Mogi Mirim, clube que também preside.

Lenda do futebol nacional e internacional, Rivaldo anunciou aposentadoria neste sábado

Revelado pelo Santa Cruz no começo da década de 1990, Rivaldo começou a se destacar no próprio Mogi, em 1992, quando fez parte do “Carrossel Caipira”. Natural de Paulista (PE), o meia passou pelos arquirrivais Corinthians e Palmeiras antes de se aventurar na Europa.

Rinaldo nas categorias de base do Santa Cruz
Carrossel Caipira

O adeus foi discreto, bem ao estilo do craque. Antes do treino da manhã, ele reuniu o elenco do Mogi, que conta com seu filho Rivaldinho, e fez um discurso emocionado, sem segurar as lágrimas no vestiário do Romildo Ferreira

A notícia repercutiu rapidamente em redes sociais e na mídia internacional, que chamou o agora aposentado de “lenda”, “fulminante” e “rei da bicicleta”.

O termo “rei da bicicleta” foi usado pelo diário espanhol “Mundo Deportivo”. A publicação catalã faz alusão a alguns dos gols mais bonitos do brasileiro pelo Barcelona, como o que ele marcou contra o Valencia em 2001.

Naquela oportunidade, o Barcelona precisava vencer o jogo, válido pela última rodada do Campeonato Espanhol, para se classificar para a Liga dos Campeões da Uefa. Rivaldo havia anotado dois gols (um de falta e outro de fora da área), mas o Valencia tinha conseguido o empate. Aos 43min do segundo tempo, o brasileiro marcou de bicicleta e definiu o placar.

VEJA VÍDEO:

“Rivaldo entrará para a história como um dos melhores jogadores do futebol”, resumiu o “Mundo Deportivo” antes de descrever o lance de 2001.

O jornal espanhol “AS” disse que Rivaldo encerrou uma carreira “preciosa”. O “Marca”, que é de Madri, preferiu uma cobertura menos adjetivada. O jornal registrou a aposentadoria do brasileiro e ainda publicou uma reportagem sobre o início dele em Recife.

Fora da Espanha, Rivaldo foi chamado de “lenda” pelo site da “ESPN Deportes”, destinada ao público da América Latina. A expressão também apareceu em uma série de homenagens que o brasileiro recebeu na rede social Twitter.

Jogadores como os laterais Montoya e Jordi Alba, ambos do Barcelona, republicaram notícias sobre a aposentadoria de Rivaldo.

O brasileiro Neymar foi ainda mais enfático. “O futebol agradece por tudo que você fez e o Brasil por você ser brasileiro. Parabéns pela carreira… Ídolo!”, escreveu o atual dono da camisa 11 do time catalão em postagem na rede social Instagram.

O meia-atacante Lucas, que atualmente defende o Paris Saint-Germain, também usou o Instagram para homenagear Rivaldo.
 Ele publicou uma foto da época em que os dois foram companheiros no São Paulo: “Parabéns pela carreira brilhante, meu amigo. Você com certeza ficará para sempre na memória de todos os admiradores do futebol”.

Campeão da Copa de 2002 e eleito melhor jogador do mundo em 1999, quando atuava pelo Barça, Rivaldo agradeceu à família pela trajetória brilhante.

– Entre troféus, medalhas, premiações e títulos, em uma terra onde tudo se consome, deixo aqui uma história, talvez um exemplo, mas com certeza um testemunho de que vale a pena crer e lutar – escreveu na rede social.

 Rivaldo pendura as chuteiras com 900 jogos na carreira. Ele alcançou a marca no último domingo, no empate por 1 a 1 com o São Bernardo.

Ao todo, foram 22 anos como jogador profissional. Revelado nas categorias de base do Santa Cruz, ele ganhou projeção no Mogi Mirim, onde fez parte do ‘Carrossel Caipira’ no início da década de 90.

 Depois, defendeu Corinthians e Palmeiras antes de iniciar a passagem pelo futebol europeu. O La Coruña abriu as portas da Espanha para Rivaldo, mas foi no Barcelona, entre 1998 e 2002, que ele atingiu o auge. Durante esse período, foi eleito o melhor do mundo e conquistou o pentacampeonato com a Seleção.

Em 2014, o pentacampeão realizou um dos seus sonhos: o de jogar ao lado do seu filho, Rivaldinho, no Mogi. No último domingo, contra o São Bernardo, o presidente do clube interior completou a marca de 900 jogos na carreira, o ponto final de sua grande história.

 ‘É, meu guerreiro, hoje vai ficar marcado na minha vida. O dia que meu maior ídolo, meu exemplo, meu orgulho se despediu do futebol. Sabendo de toda sua história, das dificuldades que o senhor passou, e chegar onde chegou, não é pra qualquer um, o senhor realmente é iluminado por Deus.

                   MENSAGEM DE RIVALDINHO, FILHO DO RIVALDO

Rivaldinho

Uma carreira maravilhosa, de muitas alegrias, vitórias, gols e conquistas.

 Uma carreira para ninguém, ninguém mesmo colocar defeito! Só tenho que agradecer a Deus por ter tido o privilégio de ter te acompanhado de perto, de ver suas glórias, e Deus ainda me abençoou este ano em poder treinar, aprender e jogar ao seu lado! Não só realizei o sonho de jogar com o maior camisa 10 que eu vi, e sim realizei o sonho de jogar com meu ídolo, MEU PAI Eu te amo muito, e estou contigo lado a lado sempre, tamo junto’.
                                          FRASE DE RIVALDO
“Joguei 14 partidas em Copas com a camisa 10 do Brasil. Estou certo de que, no futuro, as pessoas se lembrarão do Rivaldo.”
Rivaldo, sobre seu papel na campanha vitoriosa da seleção brasileira
fonte:GE.net

Antonio Bento
Analista de Redes de Computadores , Pos-Graduado em Segurança de Redes de Computadores , Pos-Graduado Tecnologias Para Aplicações Web. Trabalha deste 2008 com Aplicações web em desenvolvimentos nas linguagem (php, Python, Ruby Rais) Conhecimento Avançando em banco sql Nosql.
http://stice.info

Deixe uma resposta