Vettel vence no Japão, cola em Alonso; Massa é 2º

O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, venceu o GP do Japão neste domingo e está definitivamente na luta pelo título da temporada, já que o líder do Mundial de pilotos, o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, abandonou a prova logo após a largada.Vettel, que largou na pole, dominou a corrida de ponta a ponta. Felipe Massa, da Ferrari, décimo no grid de largada, chegou na segunda colocação e finalmente voltou ao pódio, o que não acontecia há 35 corridas.

O brasileiro não sabia o que era ficar entre os três primeiros colocados desde outubro de 2010, na Coreia. A terceira posição ficou com o japonês Kamui Kobayashi, da Sauber, para a loucura da torcida local. O inglês Jenson Button, da McLaren, foi o quarto. Bruno Senna, da Williams, ficou em 14º.

Com a vitória no circuito de Suzuka, Vettel, vice-líder do Mundial de pilotos, chegou aos 190 pontos, apenas quatro a menos do que o líder Alonso. A terceira colocação é de Kimi Raikkonen, da Lotus, que tem 157 pontos. A próxima etapa do Mundial de F-1 acontece no próximo domingo, na Coreia do Sul

Para Alonso, pior do que ver uma vitória de Vettel, seria não pontuar no Japão. E a corrida para o espanhol não durou nem dez segundos. Na confusão da largada, foi tocado por Raikkonen e disse adeus ao GP que já não havia começado como o planejado, pois largou apenas na sexta colocação, enquanto Vettel fez a pole.O acidente no início também tirou Rosberg da corrida. Webber e Grosjean se tocaram, mas continuaram na corrida. Bruno teve que trocar o aerofólio dianteiro. Já Massa foi o grande destaque da largada. Pulou da décima para a quarta colocação.

Assim, o brasileiro se tornou a grande esperança da Ferrari para ameaçar Vettel. Mas com uma diferença grande entre o desempenho dos dois carros, a equipe italiana teve que se contentar com uma batalha secundária.Massa chegou à segunda colocação na volta 18, quando parou nos boxes e voltou na frente de Kobayashi (o queridinho da casa) e Button. Um pouco mais atrás, Perez, que havia largado na quinta colocação, rodou sozinho na 21ª volta e se juntou a Alonso e Rosberg nos bastidores da corrida.

No meio da corrida, o desempenho de Massa caiu, no entanto, mesmo assim, não permitiu a aproximação de Kobayashi, o terceiro colocado. Em contrapartida, viu sempre Vettel abrir vantagem na primeira posição, para desespero de Alonso.
A tranquilidade era tanta que uma fritada de pneu do alemão na volta 49 fez a equipe da Red Bull alertá-lo de que não precisava forçar, pois a diferença para Massa era de 20 segundos, o suficiente para cantar vitória sem pisar fundo e entrar definitivamente na briga pelo título.
A corrida teve ainda uma batalha entre Kobayashi e Button pela terceira colocação. Melhor para o piloto da Sauber, que fez os japoneses comemorarem como se fosse uma vitória. O único que não teve motivos para sorrir foi Alonso.

CONFIRA OS TEMPOS DO GP DO JAPÃO
1. Sebastian Vettel (ALE) – Red Bull – 1h28min56s242
2. Felipe Massa (BRA) – Ferrari – +20s6
3. Kamui Kobayashi (JAP) – Sauber – +24s5
4. Jenson Button (ING) – McLaren – +25s0
5. Lewis Hamilton (ING) – McLaren – +46s4
6. Kimi Raikkonen (FIN) – Lotus – +50s4
7. Nico Hulkenberg (ALE) – Force India – +51s1
8. Pastor Maldonado (VEN) – Williams – +52s3
9. Mark Webber (AUS) – Red Bull – +54s6
10. Daniel Ricciardo (AUS) – Toro Rosso – +66s9
11. Michael Schumacher (ALE) – Mercedes – +67s7
12. Paul di Resta (ESC) – Force India – +83s4
13. Jean-Eric Vergne (FRA) – Toro Rosso – +88s6
14. Bruno Senna (BRA) – Williams – +88s7
15. Heikki Kovalainen (FIN) – Caterham – a 1 volta
16. Timo Glock (ALE) – Marussia – a 1 volta
17. Vitaly Petrov (RUS) – Caterham – a 1 volta
18. Pedro de la Rosa (ESP) – Hispania – a 1 volta
19. Romain Grosjean (FRA) – Lotus – a 2 voltas
20. Charles Pic (FRA) – Marussia – não completou
21. Narain Karthikeyan (IND) – Hispania – não completou
22. Sergio Perez (MEX) – Sauber – não completou
23. Fernando Alonso (ESP) – Ferrari – não completou
24. Nico Rosberg (ALE) – Mercedes – não completou
Fontes: Folha UOL – Sports Mail Online

Antonio Bento
Analista de Redes de Computadores , Pos-Graduado em Segurança de Redes de Computadores , Pos-Graduado Tecnologias Para Aplicações Web. Trabalha deste 2008 com Aplicações web em desenvolvimentos nas linguagem (php, Python, Ruby Rais) Conhecimento Avançando em banco sql Nosql.
http://stice.info

Deixe uma resposta